Cirurgia Pediátrica

Cirurgia Pediátrica é a especialidade médica, ramo da cirurgia que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças que acomentem indivíduos desde o período neonatal até o início da idade adulta.

Cirurgiões Pediátricos são médicos treinados, qualificados, especializados e experientes no cuidado cirúrgico em todas as fases do desenvolvimento da infância, desde o estágio pré-natal, recém nascidos, lactentes, crianças e até adolescentes. São cirurgiões que pelo treinamento, são orientados a trabalhar com malformações congênitas e doenças próprias da infância, entendendo as necessidades especiais desta faixa etária.

Dermatologia e Estética Médica

Ao especialista em dermatologia cabe a função de avaliar, prevenir e tratar do mais extenso órgão do ser humano que é a pele, tanto clinica como cirurgicamente. E na área de estetica médica, é o responsavel por cuidar da saúde do corpo e da pele, voltando- se para o bem estar do seu paciente, tratando as linhas e rugas que o tempo deixam com o maior conhecimento da anatomia do seu corpo.

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma ciência fundamental para os dias atuais e tem como objeto de estudo a comunicação humana.

Apesar de ser uma profissão relativamente nova, vem conquistando espaço e respeito cada vez maior na área da saúde no Brasil, e se destacando por apresentar resultados surpreendentes com as terapias.

O Fonoaudiólogo é o profissional que atua nesta área. Ele é peça importante na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas patologias encontradas em crianças, jovens, adultos ou idosos.

Dentre as patologias mais comuns, destacamos:

  • Atraso na aquisição da linguagem;
  • Troca de sons na fala;
  • Troca de letras na escrita;
  • Alterações auditivas;
  • Alterações da voz;
  • Alterações no ritmo da fala (gagueira e taquilalia);
  • Alterações da motricidade oral (respiração, mastigação, sucção e deglutição).
  • Neonatologia

    A neonatologia (do latim: ne(o) - novo); nat(o) - nascimento; e logia - estudo), e o ramo da Pediatria que ocupa-se das crianças desde o nascimento até 28 dias de idade (quando as crianças deixam de ser nomeadas recém-nascidos e passam a ser lactentes).

    Odontopediatria

    Pré-natal odontológico: é muito importante que a gestante não deixe de fazer o seu pré-natal odontológico, onde receberá todas as informações para manter sua saúde bucal durante a gestação, e também a saúde bucal do futuro bebe, que deve ter hábitos saudáveis e de higiene antes mesmo do aparecimento do primeiro dentinho.

    Odontopediatria e Prevenção: o cuidado com a saúde bucal das crianças é importante e deve iniciar ainda quando bebe. Técnicas de escovação, uso do fio dental e visitas rotineiras ao dentista previnem problemas bucais no futuro.

    Ortopedia e Ortodontia em crianças: o Ortodontista é responsável por avaliar a presença de hábitos (chupeta, sucção de dedo), a forma e o tempo em que os dentes estão erupcionando (nascendo) e o tipo de respiração da criança (nasal ou bucal). Alguns problemas ósseos, quando diagnosticados precocemente, são reversíveis, através de aparelhos ortodônticos e ortopédicos. Existem inúmeras alterações que podem ser corrigidas ainda quando criança, antes mesmo da troca dos dentes de leite pelos permanentes. Por este motivo, é importante o contato da criança com o ortodontista.

    Pediatria

    A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos(Puericultura) ou curativos. (principalmente crianças)

    Aspectos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura).

    Pneumologia

    Pneumologia é área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças pulmonares e do trato respiratório.

    Dentre as principais patologias abordadas pela especialidade pode-se citar:

  • Asma
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica
  • Bronquite crônica
  • Fibrose cística
  • Psicologia

    A Psicologia estuda a socialização de uma criança. O mundo social adulto muitas vezes não inteiramente assimilado pode ser compreendido através da psicologia pediátrica.

    Vacinas

    O que são as vacinas? As vacinas são produtos biológicos que protegem os indivíduos contra certas doenças. Podem ser fabricadas a partir de partes dos microrganismos que estimulam o seu organismo a constituir sua proteção.

    Quando o indivíduo é vacinado (ou "imunizado"), o seu organismo tem a oportunidade de prevenir a doença sem os riscos da própria infecção. O organismo do paciente desenvolve proteínas protelaras chamadas "anticorpos" que destroem o microrganismo.

    O organismo pode guardar na memória como produzir esses anticorpos durante muito tempo, muitas vezes a vida toda. Desta forma, se a paciente estiver exposto novamente à doença, os anticorpos serão capazes de inibir os microrganismos antes que eles encontrem uma forma de causar a doença.

    Cadastre-se e receba nossas novidades.
    Com HORA MARCADA.
    De segunda a sexta das 07h às 18h30min,
    conforme a disponibilidade de cada agenda.

    APLICAÇÕES DE VACINAS e ORIENTAÇÕES:
    De segunda a sexta das 07h30min às 18h30min,
    sem intervalo. Aos sábados das 09h às 11h30min.
    Clínica Curumim
    Rua Rolf Colin, 170 | América | Joinville/SC
    E-mail: vacina@curumimclinica.com.br